Sindicato dos Professores em Defesa da Vida e do Emprego!

17 fev 21

O Sindicato dos Professores de Niterói e Região vem através deste, denunciar o descumprimento dos Protocolos de Segurança Sanitária em várias escolas dos municípios de nossa base de representação e exigir das Autoridades Constituídas o cumprimento do seu papel fiscalizatório, sobretudo pelo fato preocupante dos índices de contágio não se encontrarem controlados, o aumento da demanda nas unidades de saúde, o surgimento de novas Cepas do Coronavírus, em que estudos apontam para um potencial maior de contágio e a falta de garantia no cumprimento dos Protocolos de Segurança em várias unidades de ensino e, principalmente, o ritmo lento do Cronograma Nacional de Vacinação.
Tão logo as escolas foram autorizadas pelo Poder Público a funcionar em regime presencial, começamos a receber denúncias de assédio praticado por gestores em relação a professores e professoras que apresentam comorbidades, sugerindo inclusive, que omitam sua vulnerabilidade se desejarem continuar trabalhando na escola e ameaçando de demissão. Essas empresas se valem da crise econômica para fragilizar ainda mais esses trabalhadores num momento difícil da economia. Atitude covarde e desumana.
Temos constatado que na maioria das unidades de ensino os professores estão trabalhando com equipamentos de proteção custeados com recursos próprios em razão da omissão de responsabilidade de gestores ou em outros casos, fornecimento de material de baixa qualidade e fora das especificações recomendadas. Estão implantando em algumas escolas a “lei da mordaça”, não aceitando o diálogo. Professores que cobram melhores condições de trabalho, reivindicam seus direitos ou cumprimento dos Protocolos de Segurança Sanitária são perseguidos ou coagidos a se calarem.
Professores denunciam escolas que, apesar do registro de professores contaminados por COVID, as aulas continuam ocorrendo normalmente como se nada tivesse acontecido, deixando os demais professores, alunos, funcionários e familiares em total vulnerabilidade, demonstrando falta de responsabilidade e compromisso com a sociedade e desprezo pela vida.
Estamos em contato com órgãos representativos do Poder Público para denunciar esses abusos e exigir providências urgentes.
Não é aceitável que a lógica do lucro seja colocada em primeiro plano em detrimento à preservação da vida.
Consulte em nosso site (www.sinpronitregiao.org.br) a Cartilha que elaboramos, com a colaboração de especialistas e pesquisadores, para o acompanhamento e fiscalização dos Protocolos de Segurança nas escolas. Caso seja necessário, denuncie os casos de descumprimento ou assédio pelo e-mail criado para essa finalidade:
denuncia.sinproniteregiao@gmail.com
No Sindicato você tem voz! Participe dessa luta ao lado da sua categoria!