NOTA OFICIAL DO SINPRO NITERÓI E REGIÃO

27 ago 20

NÃO ACEITAMOS VOLTAR ÀS ATIVIDADES PRESENCIAIS DA EDUCAÇÃO ENQUANTO A PANDEMIA DO COVID NÃO ESTIVER CONTROLADA!

A Diretoria do Sindicato dos Professores de Niterói e Região (Sinpro), representante sindical dos professores nos estabelecimentos privados de ensino, reafirma sua posição contrária à volta das atividades presenciais da educação, enquanto a pandemia do coronavírus (Covid-19) não estiver devidamente controlada. Seguimos as aferições de instituições sanitárias e científicas reconhecidas, tais como: Fiocruz, OMS, Instituto Vital Brazil, UERJ, UFRJ e Instituto Butantã-SP e a legislação trabalhista, com base no posicionamento do Ministério Público do Estado RJ.

Todos esses órgãos recomendam o retorno das aulas presenciais somente quando a pandemia estiver sob controle. Posição exatamente contrária à recomendação indicada pelo governo do Estado do RJ, que algumas prefeituras estão tentando seguir.

O MPRJ já reconheceu que expor um indivíduo à situação de risco de vida caracteriza crime. A decisão de defender a vida vai além das relações com vínculos trabalhistas – é um direito de todo indivíduo.

Nossas crianças não podem servir de cobaias nesse experimento inconsequente!

Dessa forma, somos terminantemente contra o retorno às aulas presenciais nas atuais condições.

Além disso, muitos pais já se manifestaram de forma contrária ao retorno sem as devidas garantias de preservação da saúde dos filhos, dos profissionais de educação e dos seus familiares.

Apesar de toda sobrecarga no trabalho, professores e professoras, através das aulas remotas, estão preservando a vida de toda a comunidade escolar.

Não tem sentido abrir a escola para atender apenas 1/3 da sua capacidade. Como será o atendimento dos 2/3 restantes?

A Diretoria do Sinpro Niterói e Região está extremamente preocupada com essa situação e informa que tomará as devidas providências no âmbito da Justiça, caso insistam nessa política irresponsável e perigosa de volta às aulas, neste momento.

Um ano letivo pode ser recuperado, vidas perdidas não.

#emdefesadavida

Diretoria do Sinpro Niterói e Região